Logo

Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM)

O Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) é organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo (SBEM-SP) como uma oportunidade de promover o diálogo entre pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e professores do Ensino Superior e da Educação Básica. Historicamente, o EPEM é um evento itinerante que percorre as cidades do estado de São Paulo e conta sempre com uma instituição de ensino superior local como instituição parceira da SBEM-SP e promotora do evento. O EPEM começou sendo realizado a cada dois anos, e depois de algumas edições passou a ser realizado a cada três anos, periodicidade que é adotada atualmente.

O I EPEM, realizado na cidade de Campinas, em 1989, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas, marcou uma nova etapa de pesquisas na área da Educação Matemática, tanto no estado de São Paulo quanto no Brasil. Em 1991, foi realizado o II EPEM, na cidade de São Paulo, nas dependências da Universidade de São Paulo – USP. Em 1993, a UNESP de Bauru foi a sede do III EPEM, e no ano de 1996, a PUC/SP, localizada na cidade de São Paulo, foi a Universidade escolhida para sediar o IV EPEM. Em 1998, a UNESP de São José do Rio Preto foi quem realizou o V EPEM, e a cidade de Catanduva, em 2001, representada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior, foi a cidade de realização do VI EPEM. Em 2004, novamente na USP, na cidade de São Paulo, foi realizado o VII EPEM, a capital paulista também foi palco da realização do VIII EPEM, que ocorreu em 2006, na Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL.

Em 2008, foi a vez da UNESP de Bauru realizar um EPEM pela segunda vez; lá foi realizado o IX EPEM. Em 2010, pela primeira vez, a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar ficou responsável por uma edição do EPEM, e lá, então, foi realizado o X EPEM. O XI EPEM, realizado em 2012, também ficou sob a responsabilidade de uma instituição que já havia sido palco de uma edição anterior: a UNESP de São José do Rio Preto. O XII EPEM, realizado pela primeira vez nas dependências de um Instituto Federal de São Paulo, foi realizado em 2014, na cidade de Birigui. Após passar por diversas instituições das cidades do interior de São Paulo, o EPEM retornou para a cidade de São Paulo, em 2017 e, assim, o XIII EPEM foi realizado na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.

Em 2020, seria a vez de uma edição do EPEM ser realizada na região do ABC Paulista, nas dependências da Universidade Federal do ABC – UFABC, entretanto, o cenário enfrentado em nosso país e no mundo, durante esse ano, impôs mudanças de hábitos e adaptações da nossa vida pessoal, profissional e acadêmica. Em tempos de distanciamento social e de uma pandemia fora de controle, a adoção de um formato remoto para a realização do evento se tornou a única possibilidade de realizá-lo no ano de 2020. Sendo assim, o XIV EPEM foi realizado em 2020, nos dias 23 e 24 de outubro, em um formato on-line, com a colaboração da UFABC, que, atuando como parceira na Comissão Organizadora, juntamente com a Comissão Científica do XIV EPEM, definiu como norteadora para o evento a temática “Educação Matemática e Políticas Públicas: múltiplos diálogos com a Educação Básica“.



XIV EPEM – Outubro/2020

Fique por dentro da programação do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática. Clique aqui e acesse o site com todos os detalhes de nossos convidados e a programação completa do evento. Para conferir os Anais do XIV EPEM. Clique aqui!.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo | Copyright 2021 | Design by Luis Andrés Castillo B.